terça-feira, 19 de julho de 2011

Cuide da língua mãe

O estrangerismo e o neologismo no Brasil estão cada vez mais comuns. Quem nunca viu “restaurante fast-food”? Ou já ouviu se referiu a um adolescente como “aborescente”. Essas expressões são um exemplo, respectivamente, de estrangeirismo e neologismo. Palavras, expressões como essas estão no nosso cotidiano e muitas vezes passam despercebidas.
O brasileiro tem a mania de achar que tudo que vem de fora é melhor, principalmente quando se fala de EUA ou Europa. Esse é um dos motivos por ter tanto estrangeirismo no nosso país. Nas gírias, nos manuais de instrução, no computador, o estrangerismo está ao nosso redor, nas nossas vidas. Muitos não param para pensar, mas esses estrangerismos vão prejudicando nossa língua mãe, o português.
Os neologismos, muitas vezes usada de forma pejorativa, como “aborrecente”, vem aborrecendo de varias alguns brasileiros.
O Brasil é um país formado de varias culturas e ainda hoje, recebemos influências culturais, principalmente na fala, para “retirar” esses costumes de estrangeirismo e/ou neologismo é uma tarefa complicada, pois já esta bem inserida na fala do brasileiro.
O imperialismo americano está dominando o nosso país, não se deixe ser influenciado.
                                                    (Tainá Arêdes)
Postado por Tainá

Nenhum comentário:

Postar um comentário