sábado, 15 de outubro de 2011

Dicas para o PAS

Bem, o ano está acabando, a nossa primeira prova do PAS está chegando! Achei algumas dicas bem legais pra nos prepararmos:

1- Preste atenção total nas aulas;
2- Faça o tempo no colégio render;
3- Invista no PAS, que é bem mais fácil que o vestibular tradicional;
4- Desenvolva seu método de estudo. Descubra o que mais dá certo com você;
5- Nas matérias que você tem mais dificuldade faça exercícios, resolva as provas anteriores. Isso te dá segurança na hora da prova além de testar o que você tem aprendido. Resolver as provas do PAS é obrigatório para quem quer passar;
6- Nas matérias que você tem mais facilidade apenas revise a teoria, leia!
7-Não desanime de um ano para o outro. Existem etapas que são mesmo mais difíceis, continue estudando;
8- Dose os estudos e a diversão. Deixe o final de semana para descansar;
9- Na escolha do curso, converse com profissionais da área e veja as disciplinas que você irá cursar na universidade.

Bons estudos pra vocês!

-> Dicas inspiradas no site: http://www.alub.com.br/mundoalub/alub_pre/?p=alub/2009

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Tratamento com alimentos crus


Dra. Kirstine Nolfi
Antes que me desse conta da importância dos alimentos crus, minha atitude era exatamente a mesma de outros médicos — tratava dos sintomas da doença, sem pensar na prevenção. No futuro, encontrar meios de prevenção, muito mais do que fazemos hoje, deveria ser dever da profissão médica ao invés de tentar curar quando já é tarde.

Adotei uma alimentação exclusivamente crua porque fiquei gravemente doente. Tive câncer da mama. A doença, é claro, havia sido precedida de má nutrição e maus hábitos durante doze anos de formação hospitalar.

Inicialmente, descobri um pequeno nódulo no seio direito. Cansada e sem ânimo, não prestei muita atenção ao nódulo até cinco semanas mais tarde. Descobri que estava do tamanho de um ovo de galinha. Havia crescido aderindo à pele — um sinal característico do câncer. Como médica, estava suficientemente bem informada para não querer me submeter ao tratamento geralmente usado nesses casos. Lembrei, então, de passar para uma alimentação 100% vegetariana crua.

Parti em busca da natureza. Vivi durante algum tempo em uma pequena ilha. Tomava banhos de sol durante várias horas por dia, dormia em uma barraca e tomava banhos de mar. Alimentei-me exclusivamente de frutas e hortaliças cruas. Mais tarde, introduzi esse hábito de vida no sanatório Humlegaarden.

Após dois meses, comecei a melhorar. O nódulo foi regredindo e minhas forças voltaram. Aparentemente, estava curada e me sentia muito bem.

Após um ano de boa saúde — persuadida pelo Dr. Hindhede — tentei voltar, a título de experiência, a uma alimentação vegetariana que incluía 50% de alimentos vegetais cozidos. Não deu outra. Após alguns meses, comecei a sentir uma dor aguda no seio onde o tumor havia aderido à pele. A dor aumentou e percebi que o câncer estava crescendo novamente. O câncer voltara devido aos alimentos cozidos. Mais uma vez, voltei à alimentação crua. A dor diminuiu rapidamente e eu me senti menos cansada.

Como médica, achei que deveria usar a experiência adquirida para ajudar outras pessoas doentes. Sob minha iniciativa, foi criada uma sociedade anônima que comprou a propriedade Humlegaarden. Bem adequada ao meu propósito, ela foi adaptada como sanatório onde todos os doentes e funcionários seguiam somente a alimentação crua.

Alimentos crus são vivos
Por que será que a alimentação 100% crua exerce um efeito tão benéfico para as pessoas que a adotam?

Em primeiro lugar, isso ocorre porque o alimento cru é um alimento vivo, tal como nos oferece a Natureza. É somente a planta, com suas finas folhas verdes abertas, que consegue absorver a luz solar e transformá-la em raízes, tubérculos, frutas e sementes. Por isso, tanto homens como animais usam as plantas para proporcionar energia solar ao seu organismo.

Chamo os alimentos crus de alimentos vivos, ao contrário dos alimentos cozidos, que considero alimentos mortos. Devemos cuidar para que os alimentos não contenham substâncias que contrariam a química do organismo, para que os resíduos não fiquem retidos por muito tempo e apodreçam no intestino grosso. Portanto, o melhor alimento é totalmente natural — não passou por nenhum tipo de processamento. É preciso acrescentar, o alimento vivo é muito mais fácil de digerir.

Os alimentos crus ajudam e fortalecem o organismo de todas as maneiras porque contêm enzimas, elementos vivos básicos e vitaminas que se combinam de forma natural, dissolvendo e eliminando as toxinas. Toda pessoa sensata percebe que nossa alimentação atual é muito destrutiva. É a causa mais comum e mais grave das doenças físicas e psicológicas e da degeneração constitucional do organismo. Precisamos buscar hábitos de vida e uma alimentação mais saudáveis, se queremos viver melhor agora e no futuro. Não podemos nos contentar, fazendo concessões, quando a vida e a saúde estão em jogo. Precisamos adotar a única solução correta — uma alimentação 100% crua.

As frutas secas não são tão boas quanto as frescas. Na primavera de 1946, recebemos algumas frutas secas (uvas-passa, tâmaras, ameixas e figos). Pensei que não faria mal incluí-las na minha alimentação, mas estava errada. Essas frutas haviam sido tratadas com produtos químicos a fim de preservá-las e dar-lhes melhor aspecto. Depois de consumi-las durante três ou quatro meses, comecei, de repente, a sentir dores violentas no tecido da mama e descobri um pequeno nódulo no seio direito, no exato lugar do câncer anterior. Voltei a comer apenas alimentos frescos e crus e o nódulo desapareceu.

Os alimentos frescos crus contêm o máximo valor nutritivo, não podendo ser aumentado nem melhorado. Esquentar, secar, armazenar, fermentar e conservar reduz e destrói o valor. As hortaliças cozidas têm pouco sabor; é preciso fazer alguma coisa para torná-las saborosas. Misturamos vários alimentos, acrescentamos sal, açúcar, condimentos e manteiga. Também removemos o germe e o farelo do trigo, polimos o arroz, refinamos o açúcar, descascamos as frutas e as batatas e raspamos as cenouras. Carnes, peixes, ovos e queijos fornecem um grande excesso de proteína animal.

Bebidas à base de café, cacau e chá preto contêm estimulantes tóxicos. Além disso, conservamos alimentos com produtos químicos — ácido benzóico, ácido salicílico, salitre, ácido bórico e ácido sulfúrico — para que não deteriorem e tenham boa aparência. Também o uso de medicamentos está aumentando cada vez mais. Tomamos calmantes, soníferos, sedativos e laxantes — todos eles produtos tóxicos estranhos ao organismo.

Resultado da alimentação viva
Vamos abordar por um instante a maneira como essa alimentação age sobre diversas doenças. A ação depende da idade do doente, da intoxicação, do enfraquecimento e da deterioração de sua constituição, devido a uma alimentação nociva e maus hábitos.

De forma geral, haverá um efeito curativo sobre quase todas as doenças — quer sejam adquiridas durante nossa vida ou devidas a predisposições hereditárias — se o organismo estiver razoavelmente bem e conseguir se beneficiar de uma alimentação exclusivamente crua.

Percebi, também, que os doentes que se submetem totalmente à alimentação crua perdem, aos poucos, a vontade de fumar.

Quanto mais cedo adotarmos uma alimentação vegetariana crua, mais cedo seus benefícios se farão sentir. As mulheres que adotam uma alimentação crua durante a gravidez, sentem-se melhor. O parto é rápido e quase sem dor; o bebê sadio, forte e ágil, coopera. Os alimentos crus produzem leite bom e abundante, durante todo o primeiro ano, se a mãe continuar comendo cru. Após poucos meses, ela pode começar a dar para o bebê um complemento de frutas e hortaliças, raladas na quantidade que ele pede. Entretanto, nunca deve dar frutas e hortaliças ao mesmo tempo — sempre separadamente.

Mesmo a criança que ainda não nasceu pode ser prejudicada pela má alimentação da mãe, porque é nutrida pelo seu sangue enfraquecido. Assim, existem condições que favorecem a doença e o nenê já nasce fraco. Após o parto, sua saúde deteriora, principalmente quando o leite materno é de qualidade e quantidade insuficientes. Dessa forma, no mundo civilizado, as crianças nascem fracas — algumas mais, outras menos — e a humanidade entra em estado de degeneração.

E quanto aos idosos ou aos doentes que adotaram essa alimentação tarde demais? O que podem esperar? Todos podem se beneficiar da alimentação vegetariana crua.

As pessoas precisam ser pacientes, mostrar energia e estar muito motivadas. Precisam, também, descansar bastante, principalmente no início. Os primeiros dias podem ser sofridos, até que estejam acostumados com essa alimentação e hábitos de vida diferentes. Logo, porém, sentirão uma melhora. O intestino f uncionará regularmente, o que para muitos é um grande estímulo.

A alimentação crua exerce seu efeito benéfico sobre todas as formas de reumatismo e artrite reumática, quando essas doenças ainda não atingiram um estado muito avançado. Constatamos o efeito benéfico sobre as doenças causadas por excesso de ácido úrico, sobre a psoríase, enxaqueca, pedras na vesícula, rins e bexiga. Quase todas as doenças da pele são curadas com bastante rapidez. Queda de cabelo, seborréia e caspa desaparecem. As infecções melhoram ou são curadas.

A alimentação totalmente crua também pode beneficiar casos de câncer e de patologias em estágio terminal. Pode aliviar a dor e prolongar a vida. Quando o câncer é tratado a tempo, é possível obter uma remissão durante muitos anos. O tratamento com alimentos crus precisa ter início assim que o câncer é detectado e precisa ser seguido 100%.

Seria muito importante que os médicos adquirissem mais conhecimento nesse campo. Médicos dinamarqueses e estrangeiros ficaram por algum tempo em Humlegaarden e puseram sua experiência em prática com seus clientes.

A alimentação viva na prática
Para concluir, algumas palavras sobre as condições práticas e o uso diário de alimentos crus. É indispensável que os alimentos sejam orgânicos. Por isso, sentimos a necessidade de introduzir uma horta orgânica. Da mesma forma, o solo, muito adubado com adubo químico, corre o risco de se tornar tão doente quanto o homem — com excesso de acidez, superalimentado, dele brotam plantas doentes, inadequadas para o consumo humano.

Cerca de mil doentes passam por Humlegaarden a cada ano. Tanto os doentes como os funcionários vivem exclusivamente de alimentos não cozidos e, de acordo com nossa experiência, uma dieta de transição não é necessária.

A alimentação varia de acordo com as estações do ano e consiste de três refeições diárias. Fazemos uma refeição de frutas pela manhã e à noite e uma refeição de hortaliças ao meio-dia. Nunca misturamos frutas e hortaliças.

Se o estado dos doentes permitir, os alimentos crus são servidos inteiros; se não, são ralados pouco antes da refeição. Uma vez ralados ou cortados em pequenos pedaços, os alimentos perdem seu teor de vitaminas. Os alimentos precisam ser cuidadosamente mastigados, de preferência até que se tornem uma papa. Mesmo aqueles que forem ralados devem ser bem ensalivados.

Os oleaginosos fornecem um bom complemento. A refeição vegetal consiste de folhas verdes, raízes e tubérculos. Todas as frutas são ingeridas com casca. No caso de doenças como gastrite e úlcera gástrica, é preciso tomar cuidado no início.

Se a alimentação crua for associada a hábitos de vida saudáveis, muita coisa vai melhorar. As doenças, pouco a pouco, serão prevenidas. A obesidade se tornará uma raridade.

A vida será alegre para as pessoas saudáveis
O trabalho doméstico vai se reduzir pela metade — e as horas de lazer adicionais serão uma fonte de alegria para todos. Veremos mais pessoas com o corpo esbelto, o porte ereto, o andar flexível, a pele fresca, os dentes brancos e fortes, e os cabelos vigorosos. Com o corpo saudável, nossos pensamentos negativos se transformarão em pensamentos positivos e contribuirão para o grande progresso cultural que o mundo aguarda ansiosamente. Só então valerá a pena viver! 

_____
Dra. Kirstine Nolfi, famosa médica dinamarquesa, falecida aos 66 anos em 1967, descreveu suas experiências com os alimentos vivos em uma pequena brochura traduzida para varias línguas e está disponível em português na TAPS.

O rock in rio acabou mimimi

Novidade da semana

Como todos sabem o rock in rio acabou faz pouco tempo, mas foi tão bom que não queremos deixa-lo de lado, ainda queremos estar ligados, para podermos curtir mais.
O site do rock in rio (
http://www.rockinrio.com.br/) tem um espaço reservado a um projeto social que se chama “por um mundo melhor” lá tem varias dicas para como poder fazer sua parte e contribuir para um mundo melhor como a separação de lixo, dentre outras coisas.

Tambem estava vendo os artistas que foram ao rock in rio, e a cantora Marjore Estiano estava lá, e eu amei a sua blusa!

domingo, 2 de outubro de 2011

Dicas para o feriado



Boa noite ! estou aqui para comentar sobre uma opção de lazer ótima , já que em brasília não conhecemos bem esse termo … enfim , como nossa cidade vive a bater recordes na umidade baixa do ar , esse clima desértico , água é uma palavra que só de ouvir ja nos sentimos melhor , então foi pensando nisso que listei as melhores opções de lazer nesse feriado , junto a natureza , e a saúde , assim como cachoeiras , trilhas , riachos , lagos …
Existem os mais conhecidos , como Jardim Botânico , Parque da Agua Mineral , Ermida do Lago Sul , Península , o próprio lago Paranoá mas também podemos contar as belezas escondidas em meio ao cerrado , com um pouco de tempo e disposição para chegar aos locais , seremos recompençados com belezas exuberantes e naturais .
Fiz uma pequena listinha com o nome e a descrição de cada ponto ecológico que recomendo :
Salto do Tororó
São 18m de queda d´água. Local de imensa beleza natural, leito pedregoso e levemente acidentado. Funcionamento: quinta a domingo de 8h às 18h. O salto se localiza a 35 quilômetros da rodoviária do Plano Piloto. Acesso pela QI 23 do Lago Sul, em direção ao Jardim Botânico. No trevo, pegar a DF-140, seguir 5 quilômetros e entrar à direita.
Lagoa Bonita ou Mestre D’armas
É a única lagoa natural do Distrito Federal. Suas margens servem de refúgio para os animais silvestres, pois são cercadas e cobertas de vegetação típica do cerrado, como pequenas árvores e buritis. Tem valor histórico, por ter marcado a passagem da Missão Cruls, em 1892. Localiza-se a seis quilômetros de Planaltina e 39 do Plano Piloto. Acesso pela BR-020, Saída Norte, até a interseção com a DF-13. Logo após a entrada para Planaltina, entrar à esquerda e seguir três quilômetros por estrada de terra.
Poço Azul
O rio forma um grande poço com água cristalina e azulada, além de cascatas, corredeiras, cachoeiras e uma caverna inundada. O terreno é acidentado e oferece uma belíssima vista da Chapada da Vendinha. Fica em propriedade particular e é cobrado ingresso. O volume da água não é grande, mas o que impressiona é a variedade da paisagem, que muda a todo o instante. É um conjunto de 12 cachoeiras e piscinas naturais, formadas ao longo do percurso. O poço de aproximadamente 200 m² forma um verdadeiro santuário, imerso no silêncio estrondoso do impacto da água, proporcionando ótimo ambiente para meditação e elevação do espírito. Localização: Acesso pela Saída Norte até o Posto do Colorado, contornar balão e seguir em direção ao Lago Oeste. Ir até o fim do asfalto. Depois, percorrer mais 5 quilômetros pela estrada de terra até uma placa que indica a entrada à direita.
Alto Paraíso
Além do misticismo aflorado, Alto Paraíso é cercada de trilhas e rios que proporcionam caminhadas de pequeno esforço, já que as cachoeiras geralmente estão dentro das fazendas e chácaras. A cachoeira do Cristal fica a 3 quilômetros da BR em direção a Arraias e a de São Bento, na estrada de São Jorge. A cidade de São Jorge possui, também, diversas cachoeiras e parques. Na estrada para Alto Paraíso há o exótico Vale da Lua. As rochas, erodidas pela água por milhares de anos, dão a nítida impressão de estarmos caminhando na superfície da Lua. Por entre essas pedras passa o rio São Miguel.
Salto de Corumbá
A 126 quilômetros de Brasília na cidade de Corumbá, com praias e piscinas de água natural. Em setembro ocorrem as “Cavalhadas de Goiás”, festa da padroeira Nossa Senhora da Penha.
Salto do Itiquira
É a maior queda livre acessível do País, com 168 metros de altura. Depois do salto, o rio forma várias cachoeiras, corredeiras e poços. Boa infra-estrutura com restaurantes, bares, lanchonetes, piscinas de água corrente, chalés e área para piqueniques. Entrada franca para sócios e taxa de entrada para não-sócios. Nos arredores do salto está o Complexo Turístico de Itiquira, com área para camping e total infra-estrutura. Fica a 110 quilômetros de Brasília, município de Formosa – GO. O acesso é pelas BR-020 e 030 até Formosa, de onde seguem 36 quilômetros de estrada asfaltada e sinalizada.
Cachoeira do Pipiripau
Área pública onde o córrego Pipiripau forma várias cascatas, numa extensão de 100 metros. A maior delas tem um metro e meio de altura e forma uma piscina natural. A cachoeira se localiza a 58 quilômetros do Plano Piloto, perto da cidade de Planaltina, com acesso pela BR-020, até o quilômetros 19, à direita, seguindo a DF-410, sete quilômetros de estrada de terra.
Mumunhas
As águas deslizam sobre degraus de pedra, criando seis cachoeiras, um salto, dois poços e várias piscinas naturais. O caminho é difícil, pois o relevo é acidentado. A vegetação é típica do cerrado. Fica a 44 quilômetros do Plano Piloto, na Chapada da Vendinha, numa propriedade particular. Acesso pela Saída Norte, em direção a Sobradinho até o posto Colorado. Seguir em direção a EPTC, em direção à Brazlândia, até o fim do asfalto – cerca de 13 quilômetros – e prosseguir por mais 20 quilômetros até encontrar uma entrada à direita.
Então é hora de preparar sua mochila levando apenas o básico: bons protetores solares, repelentes (se for acampar), comida, mapa (ou gps) e roupas leves. Programe-se! Prepare sua bicicleta, seu carro ou sua moto e aproveite a experiencia! Viver o mais naturalmente possível e esquecer um pouco a vida na cidade vale a pena…
Bom divertimento e até a proxima .
lucas alves

Um sorriso muda o mundo



Boa tarde,
Hoje, por acaso, recebi um video sobre uma propagada, que particularmente, nunca assisti na programação televisiva. Também não tenho fontes plenamente confiaveis de sua veracidade, mas achei de grande importância sua crítica construtiva e pela iniciativa, que por mais ingênua que seja , tem o objetivo de aproximar as pessoas e por sua vez incentiva-las a serem mais gentis umas com as outras. Acredito que pequenos ideais promovem grandes mudanças.
Segue o link : youtube.com/watch?v=-Hc1kFvUTT4
Por : Lucas Alves

Novo integrante do blog!

E aí galera? Meu nome é Lucas Alves, e sou novo por aqui... Participava de outro blog, porém, tive que mudar de sala e, consequentemente, de blog. Tenho 16 anos, curso o 1º ano do ensino médio, nasci em Brasília e gosto muito daqui, curto bastante o cerrado e o clima imprevisível da cidade. Enfim, também amo ir ao cinema com a minha namorada, logo, postarei bastante sobre filmes. Espero agradar à todos!