domingo, 2 de outubro de 2011

Dicas para o feriado



Boa noite ! estou aqui para comentar sobre uma opção de lazer ótima , já que em brasília não conhecemos bem esse termo … enfim , como nossa cidade vive a bater recordes na umidade baixa do ar , esse clima desértico , água é uma palavra que só de ouvir ja nos sentimos melhor , então foi pensando nisso que listei as melhores opções de lazer nesse feriado , junto a natureza , e a saúde , assim como cachoeiras , trilhas , riachos , lagos …
Existem os mais conhecidos , como Jardim Botânico , Parque da Agua Mineral , Ermida do Lago Sul , Península , o próprio lago Paranoá mas também podemos contar as belezas escondidas em meio ao cerrado , com um pouco de tempo e disposição para chegar aos locais , seremos recompençados com belezas exuberantes e naturais .
Fiz uma pequena listinha com o nome e a descrição de cada ponto ecológico que recomendo :
Salto do Tororó
São 18m de queda d´água. Local de imensa beleza natural, leito pedregoso e levemente acidentado. Funcionamento: quinta a domingo de 8h às 18h. O salto se localiza a 35 quilômetros da rodoviária do Plano Piloto. Acesso pela QI 23 do Lago Sul, em direção ao Jardim Botânico. No trevo, pegar a DF-140, seguir 5 quilômetros e entrar à direita.
Lagoa Bonita ou Mestre D’armas
É a única lagoa natural do Distrito Federal. Suas margens servem de refúgio para os animais silvestres, pois são cercadas e cobertas de vegetação típica do cerrado, como pequenas árvores e buritis. Tem valor histórico, por ter marcado a passagem da Missão Cruls, em 1892. Localiza-se a seis quilômetros de Planaltina e 39 do Plano Piloto. Acesso pela BR-020, Saída Norte, até a interseção com a DF-13. Logo após a entrada para Planaltina, entrar à esquerda e seguir três quilômetros por estrada de terra.
Poço Azul
O rio forma um grande poço com água cristalina e azulada, além de cascatas, corredeiras, cachoeiras e uma caverna inundada. O terreno é acidentado e oferece uma belíssima vista da Chapada da Vendinha. Fica em propriedade particular e é cobrado ingresso. O volume da água não é grande, mas o que impressiona é a variedade da paisagem, que muda a todo o instante. É um conjunto de 12 cachoeiras e piscinas naturais, formadas ao longo do percurso. O poço de aproximadamente 200 m² forma um verdadeiro santuário, imerso no silêncio estrondoso do impacto da água, proporcionando ótimo ambiente para meditação e elevação do espírito. Localização: Acesso pela Saída Norte até o Posto do Colorado, contornar balão e seguir em direção ao Lago Oeste. Ir até o fim do asfalto. Depois, percorrer mais 5 quilômetros pela estrada de terra até uma placa que indica a entrada à direita.
Alto Paraíso
Além do misticismo aflorado, Alto Paraíso é cercada de trilhas e rios que proporcionam caminhadas de pequeno esforço, já que as cachoeiras geralmente estão dentro das fazendas e chácaras. A cachoeira do Cristal fica a 3 quilômetros da BR em direção a Arraias e a de São Bento, na estrada de São Jorge. A cidade de São Jorge possui, também, diversas cachoeiras e parques. Na estrada para Alto Paraíso há o exótico Vale da Lua. As rochas, erodidas pela água por milhares de anos, dão a nítida impressão de estarmos caminhando na superfície da Lua. Por entre essas pedras passa o rio São Miguel.
Salto de Corumbá
A 126 quilômetros de Brasília na cidade de Corumbá, com praias e piscinas de água natural. Em setembro ocorrem as “Cavalhadas de Goiás”, festa da padroeira Nossa Senhora da Penha.
Salto do Itiquira
É a maior queda livre acessível do País, com 168 metros de altura. Depois do salto, o rio forma várias cachoeiras, corredeiras e poços. Boa infra-estrutura com restaurantes, bares, lanchonetes, piscinas de água corrente, chalés e área para piqueniques. Entrada franca para sócios e taxa de entrada para não-sócios. Nos arredores do salto está o Complexo Turístico de Itiquira, com área para camping e total infra-estrutura. Fica a 110 quilômetros de Brasília, município de Formosa – GO. O acesso é pelas BR-020 e 030 até Formosa, de onde seguem 36 quilômetros de estrada asfaltada e sinalizada.
Cachoeira do Pipiripau
Área pública onde o córrego Pipiripau forma várias cascatas, numa extensão de 100 metros. A maior delas tem um metro e meio de altura e forma uma piscina natural. A cachoeira se localiza a 58 quilômetros do Plano Piloto, perto da cidade de Planaltina, com acesso pela BR-020, até o quilômetros 19, à direita, seguindo a DF-410, sete quilômetros de estrada de terra.
Mumunhas
As águas deslizam sobre degraus de pedra, criando seis cachoeiras, um salto, dois poços e várias piscinas naturais. O caminho é difícil, pois o relevo é acidentado. A vegetação é típica do cerrado. Fica a 44 quilômetros do Plano Piloto, na Chapada da Vendinha, numa propriedade particular. Acesso pela Saída Norte, em direção a Sobradinho até o posto Colorado. Seguir em direção a EPTC, em direção à Brazlândia, até o fim do asfalto – cerca de 13 quilômetros – e prosseguir por mais 20 quilômetros até encontrar uma entrada à direita.
Então é hora de preparar sua mochila levando apenas o básico: bons protetores solares, repelentes (se for acampar), comida, mapa (ou gps) e roupas leves. Programe-se! Prepare sua bicicleta, seu carro ou sua moto e aproveite a experiencia! Viver o mais naturalmente possível e esquecer um pouco a vida na cidade vale a pena…
Bom divertimento e até a proxima .
lucas alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário