sábado, 11 de junho de 2011

O Poder da Latência

Na Biologia, latência significa: “o estado de repouso de um organismo”, onde as manifestações vitais são pouco evidentes. Algo latente é algo implícito, que tem potencial numa ação futura de se manifestar, vir a tona, acontecer. Latência tem o sentido de estar em ‘repouso’. Na psicologia, latência significa a presença de elementos psíquicos esquecidos na esfera subliminar da consciência, que podem ressurgir. Latência é o que você tem dentro de você, escondido e pronto para se manifestar. São as possibilidades encobertas, as probabilidades que ainda não aconteceram. Latência é tudo aquilo que está submerso, debaixo do oceano da consciência e que pode vir a emergir. Dentro de você existe um universo, um mundo inexplorado. O bem e o mal são inerentes á nossa natureza. Nós podemos realizar os atos mais heróicos, e os atos mais bárbaros. Somos autores dos direitos humanos, do exército da salvação, dos médicos sem fronteiras e também de câmaras de gás, do bio-terrorismo, do genocídio, extermínio étnico e da tortura. Todos temos o poder dentro de nós de sermos heróis ou vilões, mocinhos ou bandidos, santos ou pecadores. O sábio Salomão sentenciou: De tudo o que se deve guardar guarda o teu coração porque dele procedem as fontes da vida. A batalha dos séculos sempre foi pelo coração dos homens. Jesus disse que do coração procedem os maus desígnios, os roubos, adultérios, assassinatos, a prostituição. Existem forças em hibernação dentro de cada um de nós, tanto boas como ruins. Um potencial adormecido que pode acordar a qualquer momento. Paulo disse a Timóteo: “desperta o dom de Deus que há em ti, pela imposição das minhas mãos” (II Tm 1:6). Para ele, existem tesouros escondidos, guardados dentro de nós, prontos para se manifestarem. Dons proféticos, dons empresariais, pastores, apóstolos em processo de gestação. Pedro nos fala sobre “o homem escondido do coração” (I Pe 3:4). Um ser que transcende a aparência. De fato, você não é definido pela roupa que veste, pelo carro que dirige, pela cor da sua pele, o lugar geográfico onde nasceu ou pela carga genética herdada dos seus pais. Não é o seu nome que dá significado à você, mas você é quem dá significado ao seu nome. Seu destino está naquilo que está dentro de você pronto para se manifestar. Existe um novo mundo para ser descoberto dentro de você. Chegou o tempo de acordar as sementes de Deus plantadas dentro de nós. Realmente meu desejo é que você consiga se despir do velho homem e se revestir do seu verdadeiro ser, onde seus dons e habilidades forçarão passagem a fim de se manifestar, e seu homem interior escondido formado segundo Deus, vai de fato, se revelar ao mundo.

JB Carvalho

                                                                       ~~~~~~~~

Estes dias eu estava pesquisando algumas coisas e acabei achando esse texto, gostei muito e achei que ele escreve muito bem, super interessante, pois de fato é a nossa realidade. Latência é  o que temos dentro de nos, podendo se usado para o bem ou para o mal.
Algumas pessoas usam o que tem dentro de si para o mal, prejudicando toda uma sociadade, outras fazem o bem, tendo em mente o bem estar de todos ao seu redor...
Refleti muito e cheguei a um ponto : Esta na hora de usarmos as nossas idéias e interesses visando o bem de todos.
Latência, uma palavras que poucos conheciam, mas com um significado amplo. Acho que deveriamos pensar um pouco sobre tudo e chegarmos a uma conclusão, quem sabe essa palavra estranha possa mudar a sociedade atual, dando mais consciência para todos aqueles que estão abertos a novas idéias.

(JB Carvalho é pastor de uma igreja localizada em Brasília, Comunidade das Nações, publicou vários livros, entre eles "Você é o Show", ele escreve muito bem, vale a pena ler seus textos)

Por: Victoria Assis

Nenhum comentário:

Postar um comentário