sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Numa véspera de Natal

Análise do conto de Josué Montello:
O conto de Josué Montello, “Numa véspera de natal”, tem como personagens Madalena e Jorge. O conto se passa na véspera de Natal, todo começou em um casamento quando Madalena, uma senhora de quase sessenta anos avista seu ex-marido e sua grande paixão, os dois se encontram. O que eles não sabem é que depois de trinta e dois anos os dois ainda se amam, e no final eles descobrem.
Como todos os outros contos existentes, “Numa Véspera de Natal” contem um conflito, quando eles se encontram na rua e Jorge oferece carona para Madalena, e o clímax, quando Jorge descobre que ela ainda o esperava após trinta e dois anos.
A história inicia-se em um casamento, na véspera de Natal, depois Madalena se dirige ao ponto de ônibus, quando é surpreendida por Jorge em seu carro, depois eles se dirigem para o apartamento de Madalena, que era o mesmo de quando ainda eram casados, toda essa “troca de cenários” se passa em aproximadamente umas quatro horas, das 15h. às 20h.
Madalena é uma senhora com aproximadamente sessenta anos. Tem olhos azuis, é pequena, queixinho dividido ao meio, rechonchuda e simples. Jorge é um senhor de sessenta e oito anos, usa bengala, tem os cabelos grisalhos e usava bigodes, era um ótimo jogador de esgrima.
O conto é contado na 3ª pessoa, ou seja, tem a presença de um narrador-observador. Ele (o conto) usou a forma culta da língua algumas vezes, pois houve o predomínio na variação linguística informal e tem como tempo verbal predominante o pretérito.

Com base na temática do conto tinhamos que fazer um outro texto, mas de gênero diferente, resolvemos então fazer uma publicidade "brega":

AGUARDEM...EM BREVE

Nenhum comentário:

Postar um comentário