sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Projeto vulnerabilidades

A velocidade dos acontecimentos e das transformações no Planeta Terra evidencia um processo de mutabilidade e readaptação constante. Sempre existiram os fenômenos naturais, como os terremotos, os furacões, os vendavais, as tempestades, as chuvas, as estiagens, os deslizamentos e as inundações.

Em cada ano, em cada século, reiniciam-se novos ciclos desses fenômenos que se transformam em ameaças devido a dificuldade em se alcançar uma relação harmônica entre o ser humano e a natureza. Além disso, as cidades cresceram desordenadamente, sem planejamento adequado, fora das normas de urbanização e ordenamento territorial.
Pensando nessas transformações naturais, foi criado pelo Colégio Marista Brasília (E.M) o Projeto Vulnerabilidades envolvendo as disciplinas de química, física e educação física.

A palestra, que envolveu cerca de 350 alunos do 1º ano do ensino médio, aconteceu no dia 28 de outubro no anfiteatro do colégio Maristão.

Umas das vulnerabilidades é a falta de preparo da comunidade para lidar com os procedimentos de primeiros socorros. Essas técnicas quando bem aplicadas salvam vidas, assim como um procedimento equivocado pode agravar o estado geral podendo ocasionar sequelas ou mesmo a morte da vítima.

Levando em consideração a essencialidade dos primeiros socorros, foram convidados os Subtenentes do 15º Batalhão da Asa Sul do Corpo de Bombeiros militar do Distrito Federal para ministrarem uma palestra sobre primeiros socorros abordando os tipos de enfermidades mais habituais nas situações vulneráveis, assim como os procedimentos corretos a serem adotados pela comunidade. Essas instruções serviram para complementar as aulas das disciplinas de educação física, uma vez que uma das tarefas do Projeto Vulnerabilidades é a simulação de uma catástrofe, um desastre ou uma vulnerabilidade, em que 50% da turma prestem os primeiros socorros.

A palestra foi organizada pelos professores Angélica Gama ( Ed. Física) e Joaquim Neto (Química).

Fonte: Colégio Marista Brasília (E.M) - Maristão

Nenhum comentário:

Postar um comentário