domingo, 21 de agosto de 2011

Justiça?

No mundo de hoje é difícil para muitos dizer o que é certo ou que é errado, o que é justo ou injusto, vivemos em um mundo em que vivemos das ideias dos outros, temos que acreditar que o que ele acredita está certo, é certo.  A justiça é entregue nas mãos, muitas vezes, de desconhecidos nossos. Temos que simplesmente confiar que o que ele dizer é o justo. Mas como acreditar, sendo que temos nossas ideias, nossas opiniões sobre o assunto. O que pode ser injusto para ele, pode ser justo para mim.
Injustiça. Ela em um lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo lugar. A justiça morre todos os dias, cada vez que ela morre um pouco, é como se ela nunca tivesse existido. Só podemos esperar uma coisa da justiça, simplesmente justiça. E nem isso conseguimos. Se houvesse a justiça que tanto merecemos, não haveria em lugar algum a fome, doentes curáveis, crianças abandonadas, pessoas sendo espancadas, assassinadas. Houvesse justiça, não teríamos a terrível condenação em que vivemos hoje.
A expressão: “A justiça é cega”, era para ter a interpretação que ela é igual para todos, não tira suas “conclusões” de acordo com a pessoa e sim com cada caso especifico. Infelizmente não é o que acontece, quantas vezes já ouvimos falar de suborno? Muitas. Mas como se não fosse necessário a existência do suborno, existem varias outras formas de burlar essa lei. É comum hoje em dia dizerem “A justiça é cega, eu não”. Como se a própria justiça estivesse cometendo injustiça. Contraditório, não? Mas é o que acontece, é a realidade em que vivemos. O que podemos fazer para ajudar? Comece com você mesmo, se policie para não cometer gestos de injustiça. Que tal ajudar a justiça a sair do coma?    

Texto baseado na obra de José Saramago, Este mundo da injustiça globalizada.
                                   
Postado e feito por Tainá

Nenhum comentário:

Postar um comentário