quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Saúde Limpa

Campanha de concientização dos males dos agrotoxicos e também com o objetivo de incentivar a plantação familiar.

Campanha: “Saúde limpa.”

Art. 5° da Constituição: XXXII - o Estado promoverá, na forma da lei, a defesa do consumidor;
Nesse mundo globalizado a nossa saúde está ficando cada vez mais prejudicada. Os alimentos que comemos, na intenção das empresas alimentícias de deixar o produto mais “bonito” visualmente utilizam agrotóxicos e o uso excessivo ou inadequado deste traz riscos à saúde, causando até mesmo doenças de intoxicações agudas, subaguda e crônica. Na aguda, os sintomas surgem rapidamente. Na intoxicação subaguda, os sintomas aparecem aos poucos: dor de cabeça, dor de estômago e sonolência. Já a intoxicação crônica, pode surgir meses ou anos após a exposição e pode levar a paralisias e doenças, como o câncer.
A infertilidade humana e animal têm relação com o uso de agrotóxicos; Além de ter crescido o número de pessoas que fazem tratamento para fertilização, também foi diagnosticado um número excessivo de crianças com má-formação, doenças congênitas e abortos. Outro alerta é com relação ao crescimento do índice de pessoas com câncer, que pode estar relacionado ao uso de agrotóxicos, basicamente através da alimentação. Diversos tipos de câncer têm aumentado na população, como o de próstata, testículos, mama, ovário e tireóide.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o uso intenso de agrotóxicos causa a degradação dos recursos naturais como, solo, água, flora e fauna, em alguns casos de forma irreversível, levando a desequilíbrios biológicos e ecológicos.
Além de agredir o ambiente, a saúde também é afetada pelo excesso destas substâncias.
O que é agrotóxico?
Agrotóxicos são substâncias químicas diversas utilizadas para combater pragas ou melhorar a produção agrícola, incluem herbicidas, pesticidas, hormônios e adubos químicos. A grande produção de alimentos da era moderna deve-se em grande parte ao uso de agrotóxicos. Eles podem ser encontrados em vegetais (verduras, legumes, frutas e grãos), açúcar, café e mel. Alimentos de origem animal (leite, ovos, carnes e frangos) podem conter substâncias nocivas que chegam a contaminar a musculatura, o leite e os ovos originados do animal, quando ele se alimenta de água ou ração contaminada.

Como evitar?
Uma das formas de se evitar a contaminação com esses tipos de produtos seria cultivar em casa, uma agricultura familiar, para que se tenha a certeza de que o produto a ser consumido seria limpo e totalmente sem agrotóxicos.
E há também inúmeros produtos que são vendidos para descontaminar alimentos, além de vários métodos caseiros, que incluem a utilização de vinagre, bicarbonato ou água sanitária.
Mas de acordo com estudos realizados pela agência americana de alimentos (FDA, sigla em inglês) e por pesquisas conduzidas por três anos na estação experimental de agricultura de Connecticut, o que funciona é água da torneira.
Enxaguar os alimentos com água corrente é eficaz para eliminar grande parte dos resíduos de agrotóxicos dos alimentos.
Esta medida pode contribuir em muito com a saúde das pessoas de casa, juntamente com:
* Retirar as folhas externas de vegetais com intuito de reduzir a carga de agrotóxicos;
* Retirar a casca se possível, pois boa parte do agrotóxico concentra-se nesta parte externa;
* Retirar a gordura de carnes vermelhas e a pele de aves e peixes, onde também concentram-se substâncias;
* Se possível optar por alimentos de origem orgânica reconhecida.
* Cozinhar também ajuda na remoção ou destruição de agrotóxicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário